Ações em prol do consumo consciente dos recursos naturais,
que permitam menor impacto ambiental, têm se pulverizado entre as empresas do
trade turístico e se popularizado entre os consumidores destes serviços. As
práticas sustentáveis ganham força no setor, que tem se engajado desde a
divulgação de roteiros “verdes”, passando por implementação de iniciativas que
poupem energia e água e minimizem a produção de lixo, até a economia de
combustível e emissão de CO2.
As investidas para ajudar a salvar o planeta, que já ganham
corpo em alguns hotéis, agências de viagens e companhias aéreas, ganham a
simpatia de quem se utiliza dos serviços enquanto a população acompanha debates
como os da recém-encerrada Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento
Sustentável (Rio+20), que reuniu autoridades e ambientalistas com o objetivo de
estimular novas medidas rumo a uma economia “verde”.
Quem tem se adiantado em voltar os olhos para projetos que
colaborem com a causa ambiental garante que consegue associar o crescimento do
negócio à qualidade de vida dos colaboradores e usuários do serviço.
“Sustentabilidade para nós é um modelo de gestão amplo, com máximo respeito ao
meio ambiente e envolvendo todos os públicos com os quais nos relacionamos”,
diz o proprietário do Hotel Eko Residence, Daniel Antoniolli.
Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o
empreendimento tem objetivo de ser ecológico e moderno ao mesmo tempo. Utiliza
energia solar, resgata água da chuva dos terraços para abastecer as bacias
sanitárias, separa o lixo seco do orgânico, inclusive nos apartamentos. “Se o
hóspede utiliza a mesma toalha no segundo dia, recebe um desconto do que seria
o custo para lavar”, diz o proprietário. Além destas iniciativas, equipamentos
como geladeiras, ar-condicionados e televisores são adquiridos com escolha de
baixo consumo de energia. Os elevadores são sincronizados, as lâmpadas
econômicas, e sensores de presença e outros sistemas automatizados racionalizam
o uso e geram economia de energia elétrica.
Também na Capital, o Sheraton Porto Alegre implementou este
mês o programa Faça Uma Escolha Ecológica. O empreendimento é um dos pilotos na
América Latina nesta iniciativa da rede Starwood de Hotéis. Já adotado na
Europa e nos Estados Unidos, o programa tem a meta de reduzir 30% do consumo de
energia e 20% do consumo de água por apartamento, em todas as 1.130
propriedades do grupo norte americano até 2020.
Hotel Sheraton
“A receptividade está sendo muito boa”, garante a gerente
geral do Sheraton Porto Alegre, Solange Minassian. Ela lembra que é opção do
hóspede aceitar ou não e o objetivo de economizar 40 litros de água em um dia
(que são gastos a partir do momento que a arrumadeira entra para a limpeza do
quarto – ou seja, sem contar a água utilizada durante o banho), além de evitar contaminação
das águas com produtos de limpeza, e poupar energia gasta pelos equipamentos.
Solange calcula que 10% dos hóspedes que ficam por mais de uma noite no hotel
tem aderido. “As pessoas querem estar com quem pensa no futuro e age
corretamente.” Como cortesia, o hóspede que adere à escolha ecológica no
Sheraton recebe um voucher de R$ 10,00 para consumo de alimentos e bebidas ou
ganha pontos no programa fidelidade do empreendimento.
“Com esta atitude, em somente um dia o hóspede colabora para
economizar 40 litros de água gastos em higienização dos apartamentos , 25 mil
m2 de gás natural, eletricidade suficiente para manter um computador ligado por
10 horas e 500 ml de produtos de limpeza”, enumera a gerente-geral.
Fonte: Jornal do Comércio
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