domingo, 9 de setembro de 2012

São Joaquim: Conheça a serra catarinense


Que tal conhecer um lugar diferente? Que tal trocar a praia pela serra no próximo final de semana? Se está em Santa Catarina ou perto, São Joaquim é uma ótima ideia!

Localizada na serra catarinense, São Joaquim é famosa por ser a cidade mais fria do Brasil. Basta que a previsão do tempo indique possibilidade de neve, para que visitantes de todos os cantos comecem a chegar à cidade. Apesar de ser um fenômeno escasso no país, construir bonecos de neve no Brasil são possíveis sim!

Distante 194 km da capital Florianópolis, São Joaquim também é muito visitada no início do ano, não pelo frio, mas pela colheita da maçã, principal atividade econômica da cidade. Ao circular pelas estradas de terra no interior do município é comum ver pequenas plantações de macieiras ao lado das casas simples dos fruticultores.

Maçãs!

Além de saborear a deliciosa fruta do início do ano e de curtir o frio no inverno, você pode passear pela cidade e conhecer os diversos pontos turísticos espalhados pela pacata São Joaquim, com seus apenas 24 mil habitantes. Confira agora!

Monumento Manoel Joaquim Pinto: Escultura em madeira e pedras, foi idealizado e feito pelo escultor Élson Outuki. O Monumento Manoel Joaquim Pinto conta a saga dos tropeiros que desbravaram São Joaquim. Está localizado ao lado da Prefeitura Municipal de São Joaquim.

Igreja Matriz São Joaquim: Localizada na Praça João Ribeiro, totalmente construída em pedra basalto, tirada dos morros próximos e trazida de carro-de-boi. Sua construção teve início em 1918 e foi inaugurada em 1935. Apresenta esculturas feitas por Elson Kiyotaka Outuki e Nelson Matias de profetas bíblicos e de Adão e Eva, na parte externa da igreja.

Praça João Ribeiro: A Praça João Ribeiro está localizada em frente a Igreja Matriz São Joaquim. As árvores que congelam no inverno, transformam a praça em um bosque de gelo e Conjunto de Chafarizes que é uma experiência nova e única. Durante o dia, acalma e desperta a curiosidade no tradicional lago que congela nas noites frias de inverno. Já a noite, emociona com o conjunto de luzes que reflete o espírito acolhedor da cidade de São Joaquim.

Museu de Artes de São Joaquim: Acervo com obras de importantes artistas catarinenses, como Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Tereza Martorano, Yolanda Bathke e Suzana Scóss Bianchini.

Mirante das Araucárias: Proporciona visão panorâmica de um campo de araucárias com até 50 metros de altura. É um bom lugar para piqueniques em família. Estão na SC-438, na saída de São Joaquim em direção a Lages, 200 metros após o portal de São Joaquim.

Mirante das Araucárias

Museu de Artes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário