segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Santos conta com aplicativo para localizar pontos culturais e turísticos


Localizar praias, pontos históricos, hotéis e restaurantes fica muito mais fácil a partir deste mês em Santos, no litoral de São Paulo. A cidade conta agora com um aplicativo gratuito de busca que visa facilitar a vida de moradores e turistas que visitam a cidade.

Aplicativo ajuda a encontrar pontos de interesse em Santos, SP (Foto: Matheus Misumoto/G1)São aproximadamente 540 pontos cadastrados no sistema, divididos em oito categorias. Segundo o chefe do Departamento de Gestão da Tecnologia de Informação e Comunicações (Detic) da Prefeitura de Santos, Ronaldo Vieira Lima, os locais de interesse são dividos em bares, restaurantes, hotéis, hospitais, pontos turísticos, pontos históricos, praias e futebol, onde é possível localizar os principais estádios da cidade, como a Vila Belmiro e o Ulrico Mursa.

O aplicativo, batizado de “Perto de Você em Santos”, pode ser baixado gratuitamente em smartphones e tablets com sistemas operacionais iOS e Android. “O aplicativo conta com a funcionalidade de realidade aumentada, que utiliza a câmera do smartphone ou o do tablet para mostrar a direção e a distância em que se encontra um estabelecimento específico”, explica Lima.

Pelo software, o turista ou morador também pode buscar locais de interesse que estejam mais próximos. E como uma bússola, quando o usuário aponta o celular para determinada direção, a câmera do aparelho mostra onde está o estabelecimento. "O sistema também funciona como GPS, pois ao localizar o ponto é possível traçar uma rota", diz o chefe do Detic.

Para cada local selecionado, há uma pequena descrição informativa. De acordo com Lima, as informações foram obtidas por uma página disponibilizada pela Secretaria de Turismo de Santos. “Fizemos apresentação aos empresários. Os que não estão com comércio divulgado nessa versão podem procurar a prefeitura e faremos o encaminhamento para a operadora que criou o aplicativo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário