Chegar ao destino e descobrir que a mala não veio – ou
voltar para casa e constatar que os presentes comprados foram furtados no
caminho – são surpresas que podem estragar qualquer viagem.
Apesar de todos os viajantes estarem sujeitos a esses
transtornos, é possível minimizar os riscos de que eles aconteçam. A seguir,
confira dicas que podem reduzir a possibilidade de frustrações na ida e na
volta!

Para se prevenir
- Identifique bem a mala, informando nome, endereço e
telefone. Faça isso não só por fora, mas também por dentro, pois a etiqueta que
fica na alça pode rasgar ou cair.
- Coloque fitas coloridas (curtas, para que não prendam na
esteira) ou adesivos que ajudem a reconhecer a bagagem. Muitas malas são
parecidas, e é comum que os passageiros se confundam.
- Durante o check-in, verifique se a mala foi etiquetada
pelo atendente para o destino final. Evite chegar em cima da hora. Quando o
check-in é feito com muita rapidez, aumenta a chance de confusões.
- Guarde bem o ticket de bagagem. Ele será a garantia se
algo acontecer com a mala.
- Não despache dinheiro e objetos de valor. Procure leva-los
na bagagem de mão. Além de eletrônicos e joias, brinquedos, bolsas e perfumes
importados costumam ser alvo quando a mala é violada.
- Uma dica para quando for despachar produtos de valor é
fotografá-los já acondicionados na mala. Isso ajudará a comprovar o valor da
bagagem caso haja algum problema.
- Quando fizer compras no exterior, guarde as notas fiscais
e leve-as na bagagem de mão. Isso ajudará a comprovar o valor dos objetos caso
eles sejam furtados ou extraviados. O comprovante do cartão de crédito também
ajuda a declarar o preço.
- Se possível, prefira voos sem conexões. A chance de que a
mala se extravie é maior quando há troca de avião.
- Coloque uma muda de roupa e objetos de primeira
necessidade na bagagem de mão. Isso ajuda a passar o dia quando a mala não
chega e é enviada horas depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário