quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bonito: não há nome melhor para batizar um dos destinos mais belos do país


Cavernas submersas, complexo de cachoeiras e rios para flutuação fazem do lugar um destino imperdível para quem quer mergulhar numa natureza privilegiada.


Aliás, bonita é pouco. Com atrações que surpreendem pela exuberância, esta cidadezinha na Serra da Bodoquena, vizinha do Pantanal, poderia ter sido batizada com o nome de “belíssima”. Presenteada por cachoeiras e rios de água transparente, seu trunfo está nas cavernas calcárias de beleza assombrosa.

O cartão-postal de Bonito é o Abismo das Anhumas, considerada a maior caverna submersa do planeta. A Gruta do Lago Azul, encravada de estalactites, que ao receberem a luz do Sol formam um espetáculo de reflexos mágicos na água azulzinha. Outra digna do título é a Caverna Boca da Onça, procuradíssima pelos viajantes em busca das paisagens que vêm, ano após ano, fazendo de Bonito um dos destinos imperdíveis do Brasil. Por isso mesmo, é sempre bom agendar os passeios. Por ser um reduto ecológico, as visitas para alguns pontos é controlada com limite diário.

Também vale a pena escolher um dos passeios pelos rios e lagos de Bonito. É possível ir boiando tranquilamente de snorkel pelo Rio Sucuri, enquanto se desliza entre peixinhos coloridos. E, para os mais corajosos, não faltam opções como rapel e outros esportes radicais. Aliás, a variedade de atrações com estilos diferentes é uma das vantagens deste destino. Viajantes aventureiros ou idosos animados, casais enamorados e famílias em férias: em Bonito todos encontram uma trilha perfeita para curtir.

Levar repelente e protetor solar é essencial, a cidade não tem nada de “bonita” na hora de dormir. Tem muito pernilongo que resolve dar o ar da graça na madrugada.

AVENTURA

- Abismo das Anhumas
Somente 16 pessoas por dia podem fazer este passeio. O motivo? O Abismo das Anhumas é a maior caverna submersa do mundo. Descendo por rapel, a pequena entrada esconde uma caverna gigantesca, com 72 metros de profundidade. Terminada a descida, um lago cristalino presenteia os visitantes, onde dá para mergulhar com snorkel. É preciso comprar o pacote em alguma agência da cidade com antecedência.

FIQUE ZEN

-Gruta do Lago Azul
Pode até ser que o tom de azul da lagoa encravada no fundo desta gruta seja um “efeito especial” da natureza: uma ilusão de ótica gerada pelos reflexos de luz. Mas que é lindo, não há a menor dúvida. Após uma curta caminhada em terreno íngreme (nem arrisque ir de chinelo, use tênis), chega-se ao local, cujo lago tem 90 metros de profundidade e é repleto de espécies raras de peixes. Aqui é para contemplar, pois é patrimônio natural tombado pelo Iphan.

-Rio da Prata – www.riodaprata.com.br
É só boiar. A correnteza suave transporta os aventureiros. Com o snorkel, é possível visualizar pacus, pintados e outros peixes.  A aventura é feita ao lado de um barco de apoio, que garante a segurança.

-Rio Sucuri – www.riosucuri.com.br
No trajeto, macaquinhos brincam na mata ao redor. Durante a flutuação, peixes como o curimbá esbarram com jeito nos mergulhadores. Também há um barco de apoio em todo o percurso.

FOTOS MARAVILHOSAS

-Buraco das Araras
Uma cratera em meio à mata impressiona. No passeio, os turistas se deslocam até o local, numa caminhada um pouco intensa, mas que vale a pena. Para deleite, diversas araras coloridas habitam o local.

CACHOEIRAS

-Boca da Onça
Separe um dia inteiro para conhecê-la.  Para chegar até a Boca da Onça, maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, é necessário passar por outras dez no caminho. Os guias costumam fazer paradas para os turistas se divertirem nas outras cachoeiras.

-Estância Mimosa
É praticamente um complexo de cachoeiras, com sete opções para os visitantes, como a do Salto e do Desejo. Dá para fazer um pacote com almoço e lanche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário