quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Startup gaúcha cria rede que permite negociar preço de diárias em hotéis

Usuário faz lance de quanto gostaria de pagar por diária em hospedagem.

Francisco, Leandro e Felipe são donos da startuo InnHolder, sistema que permite usuário dar lance no valor de dárias em hoteis cadastrados (Foto: InnHolder/Divulgação)

E se você pudesse escolher o quanto você quer pagar pelo quarto de hotel? A proposta pode parecer utópica, mas já é realidade no Brasil desde junho passado. Baseada no conceito “your choice, your price” (sua escolha, seu preço, em tradução livre do inglês) a empresa gaúcha InnHolder criou uma rede de negociações que permite que o usuário verifique gratuitamente uma lista de hotéis cadastrados em um site, analise o valor da diária do estabelecimento que lhe convém e faça um lance propondo o valor que gostaria de pagar.

A ideia surgiu dos empresários gaúchos Francisco Almeida, Felipe Broecker e Leandro Guerreiro. Depois de identificar conflitos e erros na venda de pacotes de turismo por meio de sites de compras coletivas, resolveram criar o negócio.

“Vários amigos e conhecidos reclamavam das experiências em hotéis por causa das compras coletivas. Daí, pensamos em criar uma plataforma que tivesse o formato ideal tanto para o hóspede quanto para o hotel”, explica Broecker ao G1.

A startup, que foi posta no ar em 2012 e vem comercializando o programa desde junho, já conta com mais de 50 destinos em seu cadastro. Entre os mais pedidos, estão Rio de Janeiro, praias de Santa Catarina, Serra do Rio Grande do Sul e praias no Nordeste. Associada à incubadora Raiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a empresa pretende expandir o leque de atuações e cadastrar hotéis em todos os estados até o final deste ano.

O negócio é lucrativo para todas as partes. No caso do hotel, o cadastro no programa traz dois pontos positivos: gera lucro por meio da ocupação de quartos e ganha em divulgação gratuita diretamente para o usuário. Para o hóspede, a possibilidade de desconto e a reserva online são os diferenciais.

O novo modelo retém cerca de 10% do valor da transação feita entre o hóspede e o hotel. O valor está dentro dos moldes do que é cobrado por agências de viagens. O próximo passo da startup é viabilizar novos investidores e aumentar a adesão de usuários.

“Nosso foco é o público que viaja regularmente, seja a negócio, famílias ou pessoas que viajam sozinhas”, projeta Broecker que também acredita que o sistema também pode ser uma alternativa para empresas que reservam quartos para seus funcionários.

Desconto em diária e fidelização de cliente
O projetista Sandre Juraci da Silva, que vive na cidade catarinense de Concórdia, estava com uma viagem marcada para Foz do Iguaçu (PR). O único detalhe que faltava era encontrar um hotel na cidade. Semanas antes, Sandre encontrou o site e resolveu experimentar. “Me surpreendi. Fiz uma proposta para pagar 40% do valor total de uma diária para um hotel e ela foi aceita. No início, fiquei desconfiado, porque quando a esmola é demais o santo desconfia. O pessoal da empresa entrou em contato comigo dizendo que meu lance tinha sido aceito, também liguei para o hotel, que confirmou o valor e a reserva. Aí vi que era sério", diz.

Os empresários afirmam que a iniciativa é a primeira na América Latina que permite a negociação online de hospedagem em hotéis, pousadas, albergues e resorts no Brasil. “É uma espécie de leilão em reverso de quartos de hotel”, afirma Broecker.

Para buscar, Este é o primeiro site da América Latina que Nele o futuro hospede pesquisa o hotel no local para onde vai viajar, seleciona as datas e com base no valor original da diária dá o lance de quanto gostaria de pagar pela sua estadia. Caso o hotel não aceite o lance basta aumentar um pouco o valor pretendido.

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