Usuário faz lance de quanto gostaria de pagar por diária em
hospedagem.
E se você pudesse escolher o quanto você quer pagar pelo
quarto de hotel? A proposta pode parecer utópica, mas já é realidade no Brasil
desde junho passado. Baseada no conceito “your choice, your price” (sua
escolha, seu preço, em tradução livre do inglês) a empresa gaúcha InnHolder
criou uma rede de negociações que permite que o usuário verifique gratuitamente
uma lista de hotéis cadastrados em um site, analise o valor da diária do estabelecimento
que lhe convém e faça um lance propondo o valor que gostaria de pagar.
A ideia surgiu dos empresários gaúchos Francisco Almeida,
Felipe Broecker e Leandro Guerreiro. Depois de identificar conflitos e erros na
venda de pacotes de turismo por meio de sites de compras coletivas, resolveram
criar o negócio.
“Vários amigos e conhecidos reclamavam das experiências em
hotéis por causa das compras coletivas. Daí, pensamos em criar uma plataforma
que tivesse o formato ideal tanto para o hóspede quanto para o hotel”, explica
Broecker ao G1.
A startup, que foi posta no ar em 2012 e vem comercializando
o programa desde junho, já conta com mais de 50 destinos em seu cadastro. Entre
os mais pedidos, estão Rio de Janeiro, praias de Santa Catarina, Serra do Rio
Grande do Sul e praias no Nordeste. Associada à incubadora Raiar, da Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a empresa pretende expandir
o leque de atuações e cadastrar hotéis em todos os estados até o final deste
ano.
O negócio é lucrativo para todas as partes. No caso do hotel,
o cadastro no programa traz dois pontos positivos: gera lucro por meio da
ocupação de quartos e ganha em divulgação gratuita diretamente para o usuário.
Para o hóspede, a possibilidade de desconto e a reserva online são os
diferenciais.
O novo modelo retém cerca de 10% do valor da transação feita
entre o hóspede e o hotel. O valor está dentro dos moldes do que é cobrado por
agências de viagens. O próximo passo da startup é viabilizar novos investidores
e aumentar a adesão de usuários.
“Nosso foco é o público que viaja regularmente, seja a
negócio, famílias ou pessoas que viajam sozinhas”, projeta Broecker que também
acredita que o sistema também pode ser uma alternativa para empresas que
reservam quartos para seus funcionários.
Desconto em diária e fidelização de cliente
O projetista Sandre Juraci da Silva, que vive na cidade
catarinense de Concórdia, estava com uma viagem marcada para Foz do Iguaçu
(PR). O único detalhe que faltava era encontrar um hotel na cidade. Semanas
antes, Sandre encontrou o site e resolveu experimentar. “Me surpreendi. Fiz uma
proposta para pagar 40% do valor total de uma diária para um hotel e ela foi
aceita. No início, fiquei desconfiado, porque quando a esmola é demais o santo
desconfia. O pessoal da empresa entrou em contato comigo dizendo que meu lance
tinha sido aceito, também liguei para o hotel, que confirmou o valor e a
reserva. Aí vi que era sério", diz.
Os empresários afirmam que a iniciativa é a primeira na
América Latina que permite a negociação online de hospedagem em hotéis,
pousadas, albergues e resorts no Brasil. “É uma espécie de leilão em reverso de
quartos de hotel”, afirma Broecker.
Para buscar, Este é o primeiro site da América Latina que
Nele o futuro hospede pesquisa o hotel no local para onde vai viajar, seleciona
as datas e com base no valor original da diária dá o lance de quanto gostaria
de pagar pela sua estadia. Caso o hotel não aceite o lance basta aumentar um
pouco o valor pretendido.
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