segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ilhéus: destino único

Ilhéus tem essa capacidade: unir em um mesmo local muita história e cultura com exuberantes praias e paisagens. Ilhéus possui diversos atrativos para diferentes públicos.

Um exemplo: caso a sua viagem ideal tenha museus, espaços históricos e certamente muito conhecimento, em Ilhéus você não deixará nada disso de lado. Mas se sua viagem for mais voltada para praias bonitas, mar azul, água de coco na beira... Bem, você terá isso em Ilhéus também.


Ilhéus é uma das cidades mais antigas do Brasil. Por estar situada na costa do descobrimento, o território passa a ser explorado desde cedo. O primeiro Governador-Geral do Brasil, Tomé de Sousa, disse em meados do século XV ser essa terra "a melhor coisa desta costa, para fazenda". Esse vislumbre tornou a região uma grande exportadora de cana-de-açúcar e resquícios desse período sobrevivem até hoje. Encontra-se na cidade a terceira capela mais antiga do Brasil, a capela de Nossa Senhora de Santana, erguida em 1551.

(capela de Nossa Senhora de Santana)

Na segunda metade do século XIX, começa o plantio e o cultivo do cacau. A planta, trazida da Amazônia (seu habitat de origem), é bastante adaptável ao clima da região. O governo brasileiro passa então a fornecer terras a quem quisesse plantar o cacau, gerando uma explosiva onda migratória.

É na década de 1920 que Ilhéus passa a fervilhar. Muito dinheiro, luxo e pessoas influentes transformam a cidade em um intenso polo de negócios. Em meados da década, com a construção do porto, Ilhéus começa a ser frequentada por muitos estrangeiros. A demanda por hotéis, bares, restaurantes,cassinos e bordéis trouxe à cidade uma atmosfera de excessos propícia para o desenvolvimento cultural.

 O "Bataclan", notório bordel da cidade

É nessa época que cresce em Ilhéus o famoso escritor Jorge Amado. Nascido em 1912, vivenciou o período de florescimento de Ilhéus e, décadas após, o declínio da economia do cacau. O autor é responsável por obras marcantes da literatura brasileira, e tem em “Gabriela, Cravo e Canela” a sua obra mais difundida. No livro, o autor utiliza-se de plano de fundo a cultura da sociedade do cacau e todos os conflitos que a envolvem. O livro foi traduzido para diversos idiomas, tendo inclusive inspirado filmes e inúmeros trabalhos para a teledramaturgia, como a novela “Gabriela”, transmitida na década de 1970.

"Gabriela", filme de 1983 com Sonia Braga e Marcelo Mastroianni

As praias de Ilhéus não deixam sua história na frente. Por sinal, trazem mais razões para querer conhecê-la. Muitas outras.

Dentre as famosas praias de Ilhéus, podemos destacar algumas belíssimas que você certamente vai querer conhecer, como por exemplo, a Praia dos Milionários. A praia é uma das mais visitadas da Bahia e tem esse nome pelos seus primeiros frequentadores que podiam ir de carro até ela, por ser mais afastada.







Algumas praias do distrito são consideradas urbanas. É o caso da Praia da Concha, a mais bonita e acessível de todas as praias próximas ao centro urbano. Com apenas 100 metros de extensão, seu ambiente é bastante indicado para relaxar e tomar um bom banho de mar. Possui ainda uma linda vista da Baía do Pontal. 









Espero que você tenha curtido a pequena viagem por essa linda e romântica cidade que tem tanto para contar. Agora é fazer as malas e reservar diárias pelo único site em que você decide o quanto pagar!

Quer viajar para Ilhéus pagando quanto? Clique no link abaixo e confira nossas opções!

https://www.innholder.com/destinos/bra/ilheus-local-659.html


InnHolder

Your Choice, your price

Nenhum comentário:

Postar um comentário