sábado, 29 de setembro de 2012

Procure datas menos populares para gastar menos com passagem


A lei para fazer uma viagem tranquila e barata é se planejar.

Com as passagens aéreas também deve-se ter esse cuidado. Para que o preço do tíquete para atravessar o país, o continente ou o oceano não seja um peso no bolso, o viajante precisa estar atento à época em que deseja viajar e adquiri-lo com antecedência.

Conforme a aproximação da data da viagem, os preços se tornam mais altos, e isso não é novidade para quem está acostumado a fazer longos e curtos percursos de avião. As passagens não são tabeladas, elas variam conforme a disponibilidade, os primeiros assentos são vendidos nas tarifas mais baixas.

Portanto, para conseguir um voo barato, o viajante deve buscar aqueles com menos procura. A companhia aérea TAM aconselha os clientes a viajarem em períodos de baixa temporada, fora das datas como Natal, Ano-Novo e férias escolares (janeiro, fevereiro e julho). Voar no meio da semana - como na terça-feira, na quarta-feira e, até mesmo, no sábado - pode custar menos.

Antecedência também é uma palavra que não pode faltar. Planejar a viagem três meses antes do embarque é uma dica da TAM. Danilo Rocha defende que quanto mais cedo melhor. "Os voos futuros abrem para venda com cerca de 330 dias de antecedência ou menos, porém, é mais fácil encontrar tarifas promocionais com cerca de seis a sete meses antes do voo", reforça.

Troca de milhas também barateia a viagem

Algumas companhias aéreas disponibilizam o serviço de troca de milhas acumuladas por passagens para destinos nacionais ou internacionais. O passageiro precisará arcar, normalmente, somente com alguma outra taxa cobrada pela empresa, mas fica livre dos custos com o tíquete aéreo. A companhia GOL tem o programa de relacionamentos Smile, válido também para voos da Varig. Na pontuação, entram também a contagem de milhas viajadas no exterior com as companhias Delta, KLM, Air France e American Airlines.

Já a TAM tem o cartão TAM Fidelidade. Segundo a empresa, antes havia um limite de assentos para voos de longo curso, como para os Estados Unidos e a Europa. Porém, agora o cliente tem acesso à classe de resgaste restrita, já vigente anteriormente, e a outros lugares que exigem pontuação superior. É possível emitir passagens com pontos em qualquer época do ano e para qualquer destino, desde que haja disponibilidade de lugares para reserva. De novo, a antecedência aparece como palavra-chave.

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