quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

12 Curiosidades sobre o Carnaval

Fala, galera! Mais um dia carnavalesco aqui no blog. Tá chegando! E aí, você já sabe onde vai passar o Carnaval? Se não, corre que ainda tem tempo! Enfim, hoje vamos trazer algumas curiosidades que separamos exclusivamente para você nessa semana tão especial. Certamente muitas dessas você não sabia. Vamos lá?



1- A origem do Carnaval remonta ao início das tradições cristãs, como a própria origem da palavra indica. A palavra deriva da união dos dois vocábulos latinos "Carnis" e "levale", que significa literalmente "Adeus carne". No período da Quaresma, antecedendo a Semana Santa, fazia-se um grande jejum de quarenta dias, comemorando-se as festividades (primórdios do carnaval) nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas.




2- Desde seu início, o Carnaval remonta à ideia de libertação das opressões, ao contrário do que acontece na Quaresma ou Semana Santa, épocas de privações. Era como se os antigos "chutassem o balde" nesses dias. "Adeus carne" está ligado intimamente com a ideia de dar adeus aos pecados e prazeres carnais após os três dias de festa.




3- Ironicamente, foram os portugueses que introduziram a cultura cristã ao Brasil, incluindo suas vestes e celebrações. Porém nos últimos séculos, os portugueses têm admitido a cultura brasileira do Carnaval em todo país, especialmente as vestes extravagantes conhecidas do Carnaval do Rio.




4- Um dos carnavais mais respeitados do mundo é o carnaval de Trinidad & Tobago, um pequeno país no Mar do Caribe. As festividades são sempre pulsantes, embaladas pelo ritmo caribenho da ilha. País conhecido pela sua música, é lá que se originou o "Tambor de Lata", derivado do barril do petróleo. Grandes orquestras desse gênero se apresentam durante o Carnaval. (vídeo)




5- As fantasias do Carnaval brasileiro são originadas de figuras do teatro secular italiano de XVI e XVIII, como o Pierrot, Colombina e o Arlequim.




6- O Rio de Janeiro possui o título de maior carnaval do mundo em termos de público: cerca de 2 milhões de pessoas em cada dia são esperadas.




7- Em Tenerife (Espanha), o Carnaval teve de mudar o nome para "Festas de Inverno" após a ditadura de Franco proibir as festividades. Após a morte de Franco, o nome original voltou a ser utilizado.




8- Na cidade de Goa, na Índia, o Carnaval foi introduzido pelos portugueses e ainda hoje se utiliza a imagem do Rei Momo nas comemorações.




9- Por falar em Portugal, a palavra "Entrudo" é utilizada como nome alternativo para o Carnaval no país. As festividades no país originaram com uma guerra de comida: os participantes atiravam uns nos outros farinha e ovos.




10- Há uma segunda hipótese para o nome do carnaval: Na Roma antiga, havia uma época de festas chamada "Saturnália. Carros puxados por bois (chamados na época de "carrum navalis") levavam homens e mulheres nus em um desfile. Muitos dizem ter se originado daí o nome.




11- Durante muito tempo, Carnaval era sinônimo de Veneza. Durante séculos, mascarados se dirigiam de toda Europa para curtir a festa nessa que era a capital econômica da península italiana.




12- A primeira canção composta para o Carnaval foi "Ô abre alas", da música brasileira Chiquinha Gonzaga, em 1939





Corre que ainda tem tempo de se hospedar com descontos para esse carnaval!

Faz uma busca em nosso site para ver se tem algo interessante:

https://www.innholder.com/


InnHolder

Your Choice, your price

Nenhum comentário:

Postar um comentário